Como funciona o pagamento do IPVA para carro antigo?

O IPVA é um dos impostos obrigatórios para os donos de veículos no Brasil e o seu pagamento é muito importante tanto para os proprietários quanto para os órgãos recebedores. Mesmo sendo obrigatório, a taxa pode ter algumas exceções ou clausulas especiais. Por exemplo, você sabe como funciona o IPVA para carro antigo? Entenda mais no texto a seguir.


O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos valores obrigatórios mais importantes que os donos de veículos devem cumprir. O valor pode sofrer muitas variações, como por exemplo, porcentagens diferente de um ano para outro. Portanto, você deve estar atento a tabela do IPVA 2019.

Além desta diferença em relação aos anos do IPVA, vale lembrar que em alguns estados possuem uma taxa de imposto mais elevada que outras. O IPVA SPpor exemplo, representa 4% do valor original do veículo.

Como funciona o IPVA para carro antigo?

Quem ainda não verificou informações do IPVA MG 2019por exemplo, e também não está ciente do funcionamento do imposto, precisa esclarecer as dúvidas. Afinal, como funciona o imposto para carros antigos?

Como mencionado, o IPVA é um valor obrigatório que deve ser cumprido anualmente. Entretanto, o que nem todo mundo tem conhecimento é da tabela de isenção da taxa. Está incluso nesta tabela, a posse de carros antigos.

Mas é importante enfatizar que nem todos os carros fazem parte da isenção do IPVA. Quem possui um veículo há, pelo menos, 10 anos contados a partir da data de fabricação não precisará cumprir com a taxa. Em alguns estados, a regra é mais rígida, exigindo cerca de 20 anos de posse do carro, por isso, se tiver dúvidas confira com o órgão responsável pelo IPVA do seu estado.

Como parcelar o IPVA?

Quem não tem direito a exercer a isenção do IPVA pode parcelar o valor total do imposto e evitar atrasos. Para isso, é necessário efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido.



É possível parcelar o imposto em até três vezes e quem não quer se dirigir até uma unidade responsável, pode emitir o boleto de pagamento sem sair de casa apenas acessando o site do Detran de seu estado.

Outra informação considerável é que quem paga o IPVA à vista e dentro do prazo limite pode receber um desconto no valor total. Para esclarecer outras dúvidas, entre em contato com o Detran pelo telefone de atendimento ou acessando o site!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores vantagens de usar o PCI Concursos

10 Melhores praias para visitar no Brasil

5 Vantagens de Usar o Airbnb