5 Cursos mais concorridos no SISU

O Ministério da Educação realiza todo ano duas edições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu): uma no primeiro semestre e a outra no segundo. A primeira edição de 2018 teve mais de 2,1 milhões de estudantes inscritos.

Como cada participante pode escolher duas opões de cursos para concorrer a uma vaga, o total de inscrições passou dos 4,1 milhões. Nessa edição o número de vagas disponíveis foi de 239.716 mil, distribuídas em 130 instituições, um número recorde no Sistema.


Apesar da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 ter oferecido mais vagas em relação ao ano passado, foi registrado o menor número de inscritos dos últimos quatro anos. Do total de inscritos, 58,2% são do sexo feminino e 41,8%, do masculino.

Das 239.716 mil vagas disponíveis no Sistema nesta primeira edição, 103.940 foram para a Lei de Cotas e 17.386, para as ações afirmativas próprias das instituições de ensino superior.

Curso mais concorrido

Mas você sabe quais os cursos mais concorridos do Sisu? Separamos os 5 cursos que tiveram os maiores números de inscrições, segundo informações do Ministério da Educação. Confira:
  • Em primeiro lugar, como de costume, ficou o curso de Medicina, com 508 inscrições, no total;
  • Administração ficou em segundo lugar com um total de413 inscrições;
  • O curso de Direito garantiu o terceiro lugar na lista com 218.470 no total de inscrições;
  • E quarto lugar ficou o curso de Pedagogia com um total de 199.300 inscrições;
  • O curso de Educação Física conquistou o quinto lugar da lista com 146.575 inscrições no total.
A instituição mais concorrida do País foi a Universidade Federal de Minas Gerais, com 155.386 inscrições, seguida da Universidade Federal do Ceará, com um total de 145.638 inscrições. Já a Universidade Federal de Pernambuco ficou em terceiro lugar dessa lista com um total de 122.175 inscrições.

Das 130 instituições que participam do Sistema, 30 são instituições públicas estaduais e 100 federais. Nenhuma universidade estadual está entre as dez instituições mais procuradas.

Notas de corte

A instituição que registrou a maior nota de corte foi a Universidade de São Paulo (USP) no curso de Medicina, com exigência de 819,92 na média do Enem. As seis primeiras notas de corte são do mesmo curso. Confira:


O Sisu oferece vagas em instituições públicas sem precisar fazer o vestibular, com um processo seletivo totalmente automatizado, que utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita.

Ficou interessado em concorrer a algum curso no SISU 2019? Fique ligado nas informações que serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e não perca as inscrições SISU 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Melhores praias para visitar no Brasil

5 Vantagens de Usar o Airbnb

Como encontrar promoções de passagens aérea online