Como vota as pessoas que moram fora do Brasil?

O voto para o cidadão brasileiro é obrigatório, esteja ele no território nacional ou não. No caso dos brasileiros no exterior também é necessário cumprir com suas obrigações civis nas eleições 2018 ou podem ter o passaporte suspenso. Saiba mais!


Brasileiro deve votar mesmo estando no exterior

Todo brasileiro maior de 16 anos deve ter o título de eleitor. Contudo, dos 16 aos 17 anos é facultativo o voto tanto para quem está morando no Brasil como no exterior. Neste caso se o jovem decidir por não votar não haverá problema e nem penalidades como a multa.


Já os brasileiros fora do país durante o período eleitoral devem votar nos pontos mais próximos designados para isso. No geral são as embaixadas brasileiras em outros países os novos pontos de votação, com abertura exclusiva para quem está autorizado a votar ali. 

Quem não cumprir com as obrigações eleitorais deverá ao menos justificar o voto ou estará em débito com a justiça brasileira. Deverá pagar a multa e pode ter seu passaporte suspenso em caso de muitas eleições ausente. Outros documentos também ficam em suspenso como o CPF até a situação ser regularizada.

O passo a passo para votar no exterior

Os viajantes ou moradores permanentes de outros país devem primeiro solicitar a mudança de zona eleitoral. Eles não continuam votando em todas as eleições, apenas para Presidente. As eleições municipais e estaduais, por exemplo, para cargos de prefeito e governado devem ser justificadas pela ausência. 

O passo a passo para votar no exterior é:
  • Entrar no site do TRE de sua cidade para fazer a mudança da sua zona eleitoral;
  • Enviar junto com o formulário preenchido imagens do documento de identificação com foto, comprovante do novo endereço, do passaporte, comprovante de quitação eleitoral, comprovante de quitação militar.
Outra forma de fazer a mudança para votar normalmente é procurando pessoalmente a embaixada brasileira no novo endereço. Com os documentos em mãos listados acima a transferência pode ser realizada pessoalmente sem custos. 

Quando a zona eleitoral for modificada o eleitor deve se dirigir ao novo local de votação informado no site do TRE. 

A importância de votar mesmo estando no exterior

A votação presidencial é uma das mais importantes no país. Ela decide o futuro econômico e social da nação nos próximos quatro anos.

O líder da nação é de suma importância para o andamento dos próximos anos.  Os brasileiros no exterior devem cumprir com suas obrigações eleitorais porque representam uma parcela significante de votação. Podem ser de 1 a 3% do eleitorado, sendo um número decisivo em alguns casos para haver ou não segundo turno. 



Contudo, este tipo de votação já foi extinta em outros países. Muitos contam com o voto não obrigatório porque acreditam ser a votação eleitoral um direito a ser exercido e não uma obrigação por lei com direito a punições.

Países de primeiro mundo como Estados Unidos possuem voto não obrigatório e a população comparece em massa por acreditar na sua responsabilidade de decidir sobre a liderança do país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Melhores praias para visitar no Brasil

Como encontrar promoções de passagens aérea online

5 Vantagens de Usar o Airbnb